quarta-feira, outubro 18, 2006

Não muda. Nunca mudou.

quarta-feira, outubro 18, 2006
Ela me visitou no Sábado. A Van. Minha conhecida, que virou amiga, que virou companheira, que virou alma gêmea.

Nos conhecemos desde nossa 7º série. Lembro bem: ela, sempre muito linda, há pouco tinha entrado no colégio e já fazia o maior sucesso. Eu tinha inveja, queria socá-la e cada vez que ela passava na minha frente, eu entendia aquilo como uma afronta.
Até que um dia, respondi uma enquete...
"-Ídolo?"
"-Renato Russo"
(perdoem, mas eu tinha apenas 14 anos.)
...dai então, ela veio conversar sobre Renato. Enveredamos a conversa para rock'n'roll e nos descobrimos fãs de muita coisa em comum: Sepultura, Metallica, Whitesnake, AC/DC, Iron Maiden... Foram tantos gostos parecidos, tantas filosofias iguais, que aquele intervalo - de certa forma - nunca terminou.

Juntas descobrimos muitas coisas. Passamos por situações que até Deus duvida (mas que é cúmplice). Fomos ao nosso primeiro show juntas. Paralamas do Sucesso - cortesia 89fm. Ela ganhou e me levou. No fim, ainda conhecemos o Dado Villa Lobos e demos "beijo duplo" nele. Com a gente sempre foi assim, tudo que acontecia tinha um quê de especial.

Bebemos muito em todas as ocasiões. Sim, bebemos e fumamos. Usamos droga. Beijamos meninos e meninas. Tomamos porres. Fizemos piercings. Corremos risco de vida. Perambulamos pela cidade. Cabulamos aulas. Conhecemos pessoas perigosas. Nos relacionamos com paranóicos. Filosofamos. Descobrimos Jostein Gaarder. Nos tornamos seguidoras de Sócrates. Rimos muito. Choramos demais. Previmos que a outra seria phoda na vida. Choramos mais ainda. Fomos audaciosas.

Até que nossos caminhos foram separados.

Paramos de nos ver e falar todos os dias. Seguimos por rotas opostas. Mas o que sempre nos instigou foi que, mesmo frequentando lugares diferentes e conhecendo pessoas diferentes, sempre passamos pelas experiências, pelas mesmas fases e nunca deixamos de pensar igual. Nossa essência.

Hoje, porém, as coisas mudaram. Não a gente, as coisas.
Ela está grávida. De quase oito meses. Vai casar e morar junto com o amor de sua vida ( um cara que respeito pra caramba).
Suas preocupações são a hora do parto, as fraldas, a reforma da casa. As minhas, provas, RIPI, seminários.

E sábado ela foi me visitar. Inicialmente, era uma passada de apenas 15 min para entregar um convitinho. Acabou ficando comigo por 4h. No fim, ela disse:
"-Bru, eu tenho que ir..."
"-Eu sei, vc tem outros lugares pra ir. Por mim, você passava a tarde inteira aqui."
"-Por mim, eu morava aqui"
Foi um daqueles elogios que eu nunca vou esquecer. E veio dela.

A verdade é que, por mais que tenhamos pensado que desta vez tínhamos mudado, erramos. Somos iguais. Sempre fomos. Com exceção de termos alguém morando dentro de nós, estamos novamente na mesma fase. Mesmas paranóias, mesmas dúvidas, mesmas certezas.
Dessa vez, nossa filosofia foi: O ser humano não presta. Nós não prestamos. Mas nos fazemos prestar quando achamos que vale a pena. E no momento, a gente acha que vale.

Parafraseando o Pirata: Não muda. Nunca mudou.

Acho que ainda estamos naquele intervalo...

4 comentários:

Unknown disse...

A amizade sincera é isso aí: Podemos até passar 15 anos separados, mas quando nos encontrarmos, tudo será igual a antes. Já passei por isso.
Bjs!

Anônimo disse...

ai que lindo! ='(
que emoção!!!
espero que eu e minha melhor amiga possamos ser iguais a vocês!

Anônimo disse...

Putz... acho q só nao chorei pq estou no trabalho...

Não só por eu ter me identificado, mas pelo o texto está mto bem escrito.

Acho q é isso... bjo!

Anônimo disse...

Eu tenho muitos amigos, mas muitos mesmo. E não são colegas, são amigos, nenhuma alma gêmea assim, mas muitas facetas de mim mesmo, um pouco em cada pessoa. Cada um com a sua história e foi assim, a vida separou todo mundo. Virar gente grande é isso aí. Mas a gente continua junto, tem uns q eu vejo duas vezes por ano e quando vejo parece que foi ontem que eu dei carona pro cara até a rodoviária.
Boa sorte prá sua amiga, com o bebê, com o casório, com a vida...

Bjs

 
Design by Pocket Distributed by Deluxe Templates