terça-feira, julho 18, 2006

Tá na internet, é público. Será?!

terça-feira, julho 18, 2006
Tenho notado uma crescente na intromissão em blogs e fotologs. Costumo chamar de "abordagem aleatória". Num geral, se fala: "se tá na internet, é público, todo mundo pode meter o bedelho". Será?

Eu sou blogueira e fotologueira assumida. Na verdade, meu blog - este que lêem - é parte importante do que sou. E é meu. Única e exclusivamente meu. Ninguém mais posta aqui. Eu não deixo. Todavia, será que só pelo fato de estar na internet, acessível à quem o ache, faz dele um instrumento de comunicação pública? Eu acho que não.

Talvez o exemplo não seja bom, mas, uma revista na banca de jornal, muitas vezes contém textos e opiniões que eu discordo e até julgo ofensiva à minha crença e mesmo assim, eu não saio criticando o autor ou processando a dita revista.

Entendam, eu adoro receber comentários sobre coisas que escrevo - de fato, esse post não tem nada a ver com este blog, é só algo que analisei ao longo de minhas abordagens aleatórias pela internet - enfim, mesmo comentários injustificados e desconexos não me enraivecem. Mas uma coisa que não aceito é: "você não devia escrever isso". Ah, vai à merda! A porra do blog é meu, eu escrevo o que eu quiser. A porra do fotolog é meu, eu coloco a foto que eu quiser. Não gosta?! Simples: feche a página. Não perca seu precioso tempo em digitar www... para se enraivecer com o que eu tenho a dizer ou a mostrar.

Entretanto, se for um amigo que julgue uma opinião política extremista e perigosa de ser lida por correntes opostas, simples também: tá vendo ali do lado um "email me" ? Isso tem na grande maioria dos blogs. Escreva em particular pra pessoa dissertando sobre todos os porquês e não porquês de se escrever sobre um assunto tão delicado. Isso é demonstração de amizade e cuidado - mesmo com pessoas que vc não conhece. O resto, é crise de aparicite aguda de pseudo intelectuais palhaços que julgam ter conhecimento maior e mais certo do que o cidadão que escreveu o tal do texto e querem que o mundo leia as babaquices que eles têm a dizer. Ao inferno com todos eles!

E, mais uma vez, entendam, por favor, por esse texto, não me refiro à diferenças de opiniões - pois isso é o que mais tenho - o que não tolero é alguém proibindo ou tolhendo um outro alguém de expor suas idéias e seus pensamentos.

Acho que é mais ou menos aquela coisa: não gostou? não precisa voltar.
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Só pra constar: público do Lat. publicu
adj.,
relativo ao povo;
que é de todos, comum;
que serve para todos;
notório;
sabido.

21 comentários:

Anônimo disse...

Eu discordo...
Poxa Bru, discordar faz parte... eu digo por mim q nunca quiz prejudicar ninguem só por discordar. Esses dias escrevi coisas sobre um assunto delicado no flog do Samuel...vc (ou ele)ficou zangada? Se ficou please email me, ok?
Mas tá na internet é publico sim...vc escreve o q quiser e as pessoas tb respondem o q quiserem fazer o que. Não é nada tão dramático como "processar" .
Vai com calma. BJO!

Bruna disse...

Vai com calma o caralho.

Anônimo disse...

Intaum... não que seja de fato publico, mas a partir do momento em que se sujeita a deixar um espaço para comentarios, como nos blogs, ou alguns fanzines e revistas que pedem aos leitores que escrevam comentando as materias que leram, ai sim voce se sujeita a ouvir de tudo... e nesse caso, não se pode reclamar do que se vai escutar...

Anônimo disse...

e pq o stress? calma, linda!!! serio!

Anônimo disse...

ps: o outro fui eu... saiu sem remetente

Anônimo disse...

Concordo com vc menina, o blogger é um meio um meio de expor sua opinião própia. E confesso que adoro o que vc escreve, vc escreve muito bem, sabe usar as palavras, contextos ótimos. Eu já não escrevo bem assim, não tive esse dom rsrs(sim digo dom pq considero isso um dom maravilhoso). Parabéns menina, continue escrevendo muito, pois teu blogger é muito bom, faça isso mesmo o faça sempre seu.

Anônimo disse...

vc tem razão. foi por isso que restringi mensagens para fotologgers, pq se quiser fazer crítica vem ao menos com o nome...

bjo

Dani disse...

É isso mesmo: quem não gostou do seu blog, que não volte. Por isso eu voltei. :-)

Ah, achei o livro "Quando Nietzsche Chorou" meio monótono mesmo, mas a peça pode ser boa. Há livros insuportavelmente chatos que rendem ótimas montagens para o teatro. :-)

Beijos!

Anônimo disse...

eu acho assim
gosto de todos os comentários, e gosto quando me dizem: "poxa, não diga isso", desde que dito com certa elegancia e acompanhado de um motivo. Tb acho que quem fala o que quer, normalmente escuta o que não quer e por aí vai... Eu gosto de pessoas indignadas, podem se indignar comigo sim.

Mário Henrique disse...

"Falem bem, falem mal, mas falem de mim".

Anônimo disse...

Obrigada querida por estar torcendo. Estamos juntos 3 anos, e tudo o que venho passando ñ é de agora, sempre dei um jeito de reverter as coisas, como vc disse "Tomar as rédeas", mas sabe queirda chega em um certo ponto que a gente cansa, cansa de fazer de tudo para dar certo, e no fim ainda encontra problemas. As vezes penso que o problema sou eu mesma rsrsrs, talvez eu seja muito exigente, ñ sei. Mas vamos ver no que vai dar né.

Bjão

Aline disse...

è seu e acabou!No entando devemos respeitar as opiniões alheias...é claro que é chato vc abrir seu comentario e vê que alguem pediu pra vc não postar aquilo...mas devemos sabre respeitar a opnião daqueles que comentam no seu blog...bom...mas vc já deixou claro o que qeur né?então vou respeita-la!!posso te linkar?
bjos

Anônimo disse...

Escreva muito, sempre passo por aqui... porem primeira vez que comento... Gosto do que escreve e acho o máximo todos que conseguem expor sentimentos em palavras...sentimentos não tem limites. portanto palavras também não...

Leósias disse...

Concordo. A pessoa abre essa porra pq QUER e sabe q o espaço pe SEU. Logo fique à vontade. Simples assim...

Marshall disse...

nossa, só vim retribuir sua visita ok? hehehe
Volto depois!

Anônimo disse...

City from hell, ã? Deixa estar...

Cristiano Contreiras disse...

SÓ sei que não sou mais um flogger boy há anos!
sou blogueiro assumido, hehe.

Anônimo disse...

Pior mesmo são os comentários ofensivos e anônimos. Esse nem dão chance para a replica. É +/- como o voto secreto na camada dos deputados. Rsss

Palpiteira disse...

Algumas pessoas pensam que pelo fato de disponibilizarmos comentários podem entrar e falar o que quiserem. Talvez até possam, mas não devem. Ofender uma pessoa por ela pensar diferente é o fim.
Agora tenho uma rádio e dá até para mandar alô, hehehe, mas é preciso ter o winamp para poder escutar.
Bjo.

Dono do Bar disse...

Muito interessante. Me sinto desconfortável diante de tanta exposição, pois não concordo com essa suruba que é a Internet. Acho que cabe aos que não concordam criar critérios e se impor diante dessa invasão descontrolada e irresponsável.

Muito dez o teu blog, voltarei!

Beijos..
DB.

Anônimo disse...

Cara, agora foi vc quem escreveu exatamente o q eu penso... bizarro...

 
Design by Pocket Distributed by Deluxe Templates