quarta-feira, janeiro 31, 2007

Salvem a professorinha!

quarta-feira, janeiro 31, 2007
Eu ia escrever sobre o que melhor sei, tragédias cômicas, mas resolvi fazer um apelo.

Leitores, freqüentadores, transeuntes, observadores, comentadores e plagiadores deste blog, por tudo o que há de mais sagrado pra vocês, eu suplico:

Ansiosa (o) é com S.

Sim, isso mesmo! O adjetivo ansiosa, bem como sua variação de gênero, ansioso, deriva da palavra ansiedade, que por sua vez, deriva de uma outra palavra: ânsia. E por mais inacreditável que possa parecer, todas essas variações e derivações, são grafadas com S. Não é difícil, mesmo!

Eu sei que há muitos aqui que sabem disso. Pessoas que considero extremamente inteligentes como o DB, o Junior, o Mário. Peço então, que divulguem! Eu já vi tanto "ancioso" por ai, que hoje, estupidamente, fiquei na dúvida de como se escrevia...

*Provando que não sou louca*
ansioso
do Lat. anxiosu
adj.,
que tem ânsias; aflito; impaciente; desassossegado; alvoroçado; desejoso;anelante.

ansiedade
do Lat. anxietate
s. f.,
dificuldade de respiração; opressão; angústia; inquietação de espírito; desejo veemente; impaciência.

ânsia
do Lat. anxia
s. f.,
opressão física ou moral; perturbação causada pela incerteza; angústia; aflição; (no pl. ) náuseas.

fonte (porque senão a Jan me mata): http://www.priberam.pt

4 comentários:

Anônimo disse...

Bruninha meu amor, eu sei que voce pode até querer me zoar pelo que vou dizer, mas eu não sei escrever. Não consigo escrever direito, nunca consegui aprender direito como lidar com essas letrinhas todas. Nunca sei se é atrazado ou atrasado. Nunca sei se é çebola ou ssebola, por exemplo. Se não fosse o corretor ortografico, eu levaria 4 vezes o tempo que normalmente levo pra escrever os posts só pra consultar dicionários, que adoro.
Mas assim, eu não consigo guardar essas coisas porque sou dislexo. Tem gente que escreve errado porque é "inguinorante" mesmo. rsss
Beijos meu eu de saias.

Leósias disse...

Sim senhora!!

Bruna disse...

Layout dando pau!
Layout dando pau!

...AH! Depois eu arrumo... ¬¬'

Dono do Bar disse...

Dá uma ânsia só de ler algo assim. Mas eu não sou inteligente, apenas peguei gosto pelo Dicionário Hauaiss.

Beijos, Bru.

DB.

 
Design by Pocket Distributed by Deluxe Templates