domingo, outubro 21, 2007

Zezé, a coragem e o exemplo da força das pequenas vitórias

domingo, outubro 21, 2007
"Na nossa escolinha de “excepcionais” da Santa Casa de Santos, tínhamos uma bandinha de música. Tocávamos instrumentos simples: reco-recos, chocalhos, pratos, tambores – e a Zezé tocava triângulo. Ou pelo menos era esse o desafio. Zezé tinha 15 anos, mas mentalmente era igual a uma criança de 3. Ela não conseguia segurar o triângulo, não conseguia bater no instrumento. Ria ou chorava a cada minuto, conforme experimentava o sentimento de alegria ou de frustração.

Zezé nos dava medo. E se ela pusesse tudo a perder no dia do show? E Zezé também morria de medo! Na turbulência inconsistente de sua mente, seguia a vontade de participar, de ser querida, mas tinha medo do fracasso. Nada claro, porém imensamente verdadeiro. Muitos ensaios, a professora no piano. Dia do show. Todos nós e Zezé.

Na hora exata, cada um de nós concentrado no que devia fazer. Esquecemos de Zezé. E na hora de o triângulo soar, ele soou... Era como as batidas cristalinas de uma alma pulsadas por um pequeno coraçãozinho...Aquele som, aquele triângulo tinham a proporção de um megaespetáculo do Pink Floyd. Ele dizia: “Eu, Zezé, existo e toco triângulo!” Três anos mais tarde Zezé morria, mas o exemplo da pequena vitória vencendo nossos medos jamais me abandonaria. Não importa quão difícil seja o memonto pelo qual estamos passando; Zezé sempre me relembra: “Eu existo e toco triângulo”. Você existe e toca as cordas da sua vida...a cada segundo."
José Luiz Tejon Megido.
O VÔO DO CISNE.
A Revolução dos Diferentes.
Página 32

5 comentários:

Mário Henrique disse...

Não é por acaso que eles são excepcionais.

Paulo disse...

Bonito, muito bonito!

Elisa Grec disse...

meu blog está sendo atualizado constantemente!
www.ideiasululantes1.zip.net

Mário Henrique disse...

A Elisa encheeeeee!

Bruna disse...

Siiiiiiiiiiim.
Esses coments são uma afronta ao que é ser blogueiro!

 
Design by Pocket Distributed by Deluxe Templates