terça-feira, março 06, 2007

A BusTv

terça-feira, março 06, 2007
Não sei se já é sabido de todos e também não sei há quanto tempo, o fato é que em alguns ônibus da região metropolitana da Sampa City, estão sendo testadas televisões. Isso mesmo, tevês como em ônibus de viagens longas.

Vi um desses testes segunda feira passada e aquilo realmente me intrigou. Primeiro porque, quando vi, fiquei espantada e queria comentar com alguém, porém, nenhum dos presentes naquele coletivo demonstrou qualquer tipo de excitação. Acabei me contagiando pelo desânimo deles e adormeci. Quando acordei, já na av. Paulista, pude perceber que os recém chegados estavam alvoroçadíssimos pela presença daquele novo aparelho. E, de cara, ouvi o comentário que eu tinha certeza que ouviria: "-Tanta coisa pra melhorar, e eles vão colocar tv no ônibus!"

Oras - fiquei eu pensando - é verdade que há muito há se melhorar, mas será que colocar um entretenimento com programação específica pra quem está preso no trânsito já não é um sinal de melhora? Deviam colocar mais ônibus circulando, é verdade, mas isso não resolveria em nada. O problema dessa cidade definitivamente não é falta de locomoção, e sim, o número excessivo de pessoas que vivem nela. Fora que, a tal programação feita especialmente para quem está no trânsito - perdoem-me se eu estiver falando besteira - gera mais empregos, não é mesmo?! E, ao meu ver, isso é uma coisa boa.

Não estou dizendo que a tal BusTv seja a resposta às nossas preces, até porque isso de implementar uma televisão sem ao menos darem a opção de ouvi-la ou não, me parece um pouco ditatorial, e em certo ponto, é alienatório, mas ainda sim, prefiro dispensar minha atenção com um programa de tv do que ficar apreciando o trânsito - ou as vitrines - infindáveis da Rua Augusta.


Foto tirada por mim.

E não se pode dizer que nada tem acontecido, ontem percebi que na linha que pego pra ir pra faculdade, a Paraíso / Alguma coisa, havia ar condicionado funcionando e potente!

16 comentários:

Bruna disse...

É que o povo nunca está e nunca estará contente mesmo.

Unknown disse...

quanto às tv´s, ja foram testadas nos metros.... lembro q ha um tempo atraz, em alguns trens do metro (estranhu falar isso, né?) haviam tvs muito parecidas com essas no meios dos vagoes, umas 4 +- por vagão, tb sem son, mas ficava passando repitidamente um video estranhu de num sei o q...
isso sim é alienatorio!!!
mas q seja...
parece q naum deu certo... ou roubaram as tvs, ou a prefeitura tirou mesmo

Leósias disse...

Essas TVs estavam c/ programação institucional. Aí fode mesmo!!!

Carlos Wilker disse...

e o que passa nessas tvs? fiquei curioso.

Anna Flávia disse...

Interessante. Eu concordo com você em tudo que você disse, tanto sobre que já é uma melhora quanto ser um pouco alienatório, e certamente é melhor do que vê a cidade cinza pela janela do ônibus.

beijos!

Bruna disse...

→ Sá, acho que não me fiz entender. Acontece que nessas tvs dos ônibus, tem sim, som. Obviamente, com o coletivo lotado, fica meio dificil de ouvir, mas que tem, tem.

→Carlos, por enquanto, a programação é quase inexistente, são mais comerciais sobre a "BusTv" mesmo. Agora, o que eles anuciam que irá ao ar é uma programação toda voltada pra quem está no trânsito, com infos de engarrafamentos, tempo na cidade, e - se não me engano - tem uma parte mais cultural, que passará algo sobre MPB.
Pelo menos, foi o que eu entendi!

=***s

Comissária Emagrecendo disse...

Olá!!!
Quero que saiba que pode continuar me lendo nesse novo blog....rs
sou a antiga fugitiva...rsss

=**

Marshall disse...

Não ando de bus aqui em Sampa mas vivo no metrô e uma vez tb testaram TV no metrô, só que apenas com publicidade... acho que não rolou pq nunca mais ví..
bjs

Anônimo disse...

É ridículo isso, completamente absurdo, uma abuso dos nossos olhos e ouvidos, não podemos mais nem nos distrair simplesmente olhando a janela! Somos estuprados, entupidos de anúncios de televisão sem nem ter a opção de desligar o aparelho. Agora nem dá para cochilar ou conversar no ônibus. E coitado do cobrador, que tem que aguentar aquele troço o dia inteiro. Ao ligar para a prefeitura, o que ouvimos como resposta é que estão testando as televisões para ver se há reclamações. Já pago 2,30 reais na passagem e ainda vão me obrigar a ver TV... Ônibus é meio de transporte, não lugar para anúncios publicitários. Que palhaçada!

Bruna disse...

→ Bom, Anônimo, ao meu ver, ninguém é obrigado a nada. Eles não te amarram à cadeira e te forçam a olhar para a televisão. E o som, mesmo não podendo aumentar ou diminuir, se torna quase inaudível devido ao falatório e o barulho externo.

E, veja bem, não estou defendendo nem criticando o projeto. Só quero ser justa.

Obrigada pela visita. =^.^=

Mário Henrique disse...

Eu acho desnecessário.

PS: Se querem entretenimento na condução, é só pegar uma lotação, que sempre tem música. Agora, a qualidade da música...

Mário Henrique disse...

outro comentário...

Alguém aí percebeu que a tv no ônibus apareceu justamente quando os Outdoors foram proibidos?

Bruna disse...

→Pode ter sido no ônibus, Mario, pois como já disseram, no metrô o teste foi feito há tempos.

Mário Henrique disse...

Sim, claro. Eu cheguei a ver as TVs no metrô. Aliás, voltei a ver, recentemente, um trêm com elas, porém desligadas.

Continuo achando inútil.

Anônimo disse...

É uma vergonha que você apóie uma desfaçatez do calibre da bustv. Leia uma opinião aqui:
http://tinyurl.com/25xvme

Anônimo disse...

"" Eles não te amarram à cadeira e te forçam a olhar para a televisão"" , Sta Brunitinha, cuidado com o que voçe diz meu amor, realmente eles não nos amarram nas cadeiras do onibus, mas têm a certeza de que já estamos presos a ela, talvez não seja o seu caso, mas muitas pessoas andam diariamente em ônibus por necessidade. E como voce mesmo disse, não forçam a olhar para a tv, mas é impossível não perceber a sua(incômoda) presença, a "programação" é muito apelativa, aquela coisa linda e maravilhosa que colocaram no site da bustv, falando que bustv vai levar cultura e lazer para as pessoas é uma mentira deslavada.Talvez, por algum motivo, voce não se incomodou com o volume do som no dia em que voce pegou o onibus, mas tenha certeza, em relação a incômodo sonoro, esse dia não foi a regra, foi a excessão.
abraço

 
Design by Pocket Distributed by Deluxe Templates