terça-feira, março 18, 2008

LUTO

terça-feira, março 18, 2008
“A Bubu chegou!”,
“Oi, tudo bem? Tudo”,
“Ai, que gostoso”,
“Cadê a vovó? Cadê meu velho? Cadê Bubu? Cadê o Boomer? Cadê a mamãe?”,
“Bom dia”,
“Viva o Getulinho!”

E mesmo quando não agüentávamos mais suas cantorias e assobios, pedíamos: “Getúlio, fica quieto!”, mais do que prontamente, ele respondia: “Não”.
Esse era o nosso bichinho. Nosso amiguinho, como o chamaram no cemitério. Para falar a bem da verdade, ainda não me acostumei com a idéia de que ele não está aqui. Por vezes, me pego pensando que ele está dormindo ali na gaiola dele. Mas a gaiola está vazia...uma visão simplesmente cruel.

Ele ficou conosco pouco menos de dois anos. Tempo muito curto pra quem já se preparava em passar os próximos sessenta anos agüentando toda aquela falação.

Nunca achei que eu fosse desenvolver um carinho tão grande por esse animal verdinho, mas vai ver, herdei a paixão da minha mãe, que a vida inteira tentou ter um, e a história acabou dessa forma.

Há três semanas o Getúlio foi diagnosticado com candidíase estomacal. Aparentemente, é algo comum entre pássaros. Minha mãe fez de tudo, tratou-o da melhor forma possível, comprou os remédios mais caros, não poupou gastos nem atenção para que ele continuasse nos dando alegria. Mas isso não aconteceu.

Hoje de manhã, nosso bebezinho faleceu nas mãos da minha mãe, enquanto ela tentava alimentá-lo. Ele estava sofrendo, eu sei. Há dias que não comia nada, apenas tomava antibióticos e vitamina, o que pelo visto, não foi suficiente.

Eu não sei o que Deus pensa da vida, e até duvido que ele pense, mas sei que ele é um velho desgraçado que vê prazer no sofrimento contínuo de uma família já desmoronada. Desde que me conheço por gente, as pessoas ligadas à mim pelo laço sanguíneo só se fodem. Não é justo. Minha mãe teve uma vida desgraçada pela infelicidade em todos os aspectos que formam um cidadão e a única alegria dela era a porra do Getúlio. Por quê, então, esse pseudo todo poderoso, que se diz misericordioso não deixou que o Getulinho ficasse aqui, conosco? Por quê mais essa tragédia tinha que assolar a gente? Não pedi por dinheiro, nem fama...nem sequer emprego eu tô pedindo! Só que queria continuar a acordar aos sábados ouvindo todo aquele falatório, vê-lo dançar feito um lunático ao som de qualquer música, estar no sofá, e de repente, sentir os pezinhos dele escalando até se ajeitar no meu joelho e ficar me fitando com aquele olhar de esguelha, semi-cerrado.
Getulinho, como diz a música das horas mais tristes: "'Till the day we meet again, in my heart is where I'll keep you, friend".
Eu estou triste. Profundamente triste.

6 comentários:

Marshall disse...

Bruna, nem sei o que dizer.. Sei como é isso, perder um bichinho que gostavamos muito. Perdi um cachorro faz pouco tempo e o que mais me deixava abalado era vê-lo sofrer... No fundo, quando ele morreu, senti um alívio por não ter mais que ver um bicho sofrer de tanta dor e não conseguir falar, não conseguir 'chorar'.
Mas olha, forças pra vc e pra sua mãe. Nada vai substituir o Getúlio , mas não deixe sua mãe desistir de ter um papagaio! talvez demore algum tempo, mas pense na possibilidade de arrumar outro. Não vai preencher o espaço que foi dele, mas talvez traga uma outra alegria pra sua mãe (minha vó tem um papagaio que já tem 18 anos!).
bom, fica aqui meu carinho pra vc.
bjs

Paulo disse...

Que triste!
Meus sentimentos e meu carinho.
Beijo!

Anônimo disse...

vc é linda!
e não há nada que apareça no seu caminho que não seja pra te tornar uma pessoa melhor!

Mil beijos e te amooo

E putz... fiquei com ciúmes do post pra Amarilis, mas blz!

R. disse...

Perdi um bicho há pouco tempo tb. Bom, parando pra pensar aqui, não foi bem há pouco tempo. Parando pra pensar, já faz bastante tempo. E, até hj, não adaptei. A gente se apega tanto e o que ganha? Esse silêncio todo... É uma troca péssima.

Bjs

Pitanga disse...

Perder nossos bichinhos não é nada fácil mesmo. Compreendo perfeitamente!

NI3TZSCH3 disse...

Hi!
Já perdi cão...
Canário...
E peixe...

Getulinho de certeza está bem!
Pelo menos não paga impostos!

 
Design by Pocket Distributed by Deluxe Templates