quinta-feira, janeiro 17, 2008

Sobre o conformismo

quinta-feira, janeiro 17, 2008
Ontem eu fiquei puta. Muito puta. Puta mesmo.

Estava eu no ônibus (onde mais, não é verdade?) quando vi um senhor amassar um papel e jogar pelo vidro. Lembrei então, que eu tinha visto aquele mesmo senhor ter a mesma atitude no dia anterior. Fiquei incrédula com aquela cena. E justamente quando eu estava fazendo um juramento para mim mesma que no dia seguinte eu faria questão de ficar próxima dele e lhe dar um sermão na hora que o porcalhão atacasse suas porqueiras na rua, o dito abre sua mochila, pega um saco vazio de salgadinho (destes isopores que vendem no Terminal Pq Dom Pedro) e, mais uma vez, poluiu nosso caminho. Fiquei tão indignada que, antes mesmo de perceber, eu estava bradando: “Não! Não acredito que ele vai fazer isso de novo!”. De início, eu achei que estava apenas falando comigo mesma. Percebi que meu tom de voz estava alto quando uma meia dúzia de conformados me olhou. Prontamente, fui me explicando: “Porra, é a terceira vez que eu vejo esse cara fazer isso! Por que ele não taca a mãe pra fora?!?”

As pessoas me olharam e me evitaram como se eu fosse uma desvairada, como se fosse eu quem estivesse tendo uma atitude condenável. Fiquei inibida e murmurando comigo mesma: “Raça maldita. Porcos lazarentos. Tomara que sejam os próximos desabrigados pela chuva”.

Honestamente, me senti desconsolada. E inútil por não ter feito nada nem convencido ninguém de que aquilo estava errado. Em verdade, fiquei com medo de ser enxovalhada por todos os usuários daquele coletivo. Se eu tivesse tido o mínimo de apoio, sei que eu teria feito alguma coisa para mudar a mentalidade daquele senhor.

Meu juramento continua. Mas minha fé na população paulistana, não.

4 comentários:

Anônimo disse...

Já passei por isso, mas fiu mais porca que os outros. Me indigenei com a atitudes dos porcalhões mas ao inves de me pronunciar guardei para mim minha idignação, me calei por medo da reação dos demais. Como dizem que cala concente, acabei me sentindo assim, mas porca por não ter falado nada... Me senti multo mal por não ter feito o que realmente minha consciêcia estava dizendo.
Por mais que não sua atitude não surgiu efeito, meus parabéns!!
www.escarlat.weblogger.com.br

Paulo disse...

Mesmo sem fé na população, manter o juramento é louvável. É uma batalha árdua e longa, mas um dia mais e mais pessoas irão fazer seus juramentos. Não desista!

Alice Voll disse...

eu tb sou contra,as por covarida,talvez eu nao falsse nada pra te apoiar!
agora,qndo vejo alguem despedirçando agua,me da uma furia,cara!

Mário Henrique disse...

Se lhe consola, gostei da atitude. Você ganhou muito do meu respeito por isso.

 
Design by Pocket Distributed by Deluxe Templates