quarta-feira, dezembro 11, 2013

Do dia a dia e do senhor feliz

quarta-feira, dezembro 11, 2013
Hoje eu fui até um hipermercado aqui de São Paulo tentar achar os últimos preparativos para a noite de natal. Neste hipermercado há uma singela praça de alimentação daquelas que, de tão gordurentas, te dá entupimento do miocárdio só de atravessá-la. Porém, é caminho obrigatório para chegar ao hipermercado e refúgio daqueles que trabalham na região e querem fugir das marmitas diárias.

Pois bem. Ao que eu estava passando, me deparei com um senhor sentado à uma das mesas. Ele não devia ter menos do que 80 anos. Era bem velhinho mesmo. Sua expressão corporal me fez pensar que estava à espera de alguém, mas não havia ninguém que estivesse se aproximando dele. Contudo, não foi sua solidão que me chamou atenção. À frente deste senhor visivelmente idoso, havia uma enorme, mas enorme mesmo, porção de batata frita com vários condimentos em cima. Não consegui e sorri abertamente. Acho que ele sequer notou mas eu o fiquei encarando naqueles poucos segundos nos quais eu passava por ele. Gostaria de ter tirado uma foto ou melhor ainda, gostaria de ter me sentado e conversado com ele. Afinal, em tempos que todos procuram diminuir o colesterol ruim, se preocupam com hipertensão, infarto e mais um tanto de doenças praticamente obrigatórias, lá estava aquele senhor sentado na praça de alimentação de um hipermercado se deliciando com aquelas apetitosas batatas fritas gritando silenciosamente um grande FODA-SE para tudo.

Eu sei que temos que nos preocupar com nossa saúde. Mas será mesmo que adianta comermos um franguinho no almoço e uma saladinha na janta enquanto nos entupimos de café no horário de trabalho e nos estressamos além do que é possível imaginar com trânsito, gente folgada, cobrança, dinheiro, status?
Enquanto eu me perguntava tudo isso, terminei os meus afazeres e voltei pelo mesmo caminho. O senhor ainda estava lá, e ainda trabalhando em demolir aquela montanha de carboidrato com óleo. Ainda sozinho. Mas querem saber o melhor? Ele estava com uma expressão extremamente feliz. E sem culpa.


Não tirei foto nem sentei com ele. Mas espero guardar para sempre na memória a imagem daquele senhor enrugado, de óculos finos e boina marrom, sentado sozinho comendo batata frita, sapateando mentalmente na face da sociedade hipocritamente saudável e aparentando, acima de tudo, estar em paz.

0 comentários:

 
Design by Pocket Distributed by Deluxe Templates